« »
Cultura brasileira: discos, shows, gestão de projetos, assessoria em produção fonográfica
Prêmios
Parceiros
Siga Viola Urbana também nas redes sociais:
Untitled Document
Pesquisa
Clique nas imagens para amplia-las

"Pesquisa Viola Urbana: A influência da viola na música brasileira"

(Texto: João Araújo / Ilustrações: Marcelo Bicalho).

Trabalho de preservação músico-cultural mantido desde 2004. A Pesquisa nortea e justifica o repertório dos registros fonográficos: 04 CDs (2005 / 2008 / 2015 - cantado e instrumental) e dois DVDs (2010 / 2015).

Por segmentos, procura mostrar a importância que o instrumento tem para a nossa cultura, desde o inicio da colonização até os dias atuais.

CONFIRA PELA WEB OS CONTEÚDOS PESQUISA VIOLA URBANA:

Rádio Sudeste - do amigo Denil Nogueira - diariamente às 12h15 e 18h30 - www.radiosudeste.com.br

Rádio Viola Viva - do amigo Andre Viola - de segunda a sexta, 7h00 e 14h00 - www.violaviva.com.br

RÁDIA - do amigo Luiz Fernando Mendonça Fassheber - terças e quintas - 19h00 - www.radia.radio12345.com

Amigos de várias partes do Brasil ajudam a corrigir e/ou complementar os textos:

SEJA TAMBÉM MAIS UM A COLABORAR, ENVIANDO SEU COMENTÁRIO!


Viola Pesquisada

Uma característica praticamente unânime entre os admiradores da viola, contando com as facilidades de publicação e divulgação atuais (sobretudo pela internet) é a de se tornarem multiplicadores de informações gerais sobre o instrumento.

Essa é uma condição muito diferente da que se tinha nos tempos antigos, de quando vem a origem da viola... quem hoje se atreve a buscar dados mais concisos e comprobatórios, muitas vezes se depara com a grande falta deles, quanto mais longe se embrenha na procura pelos tempos passados da viola.

Violeiros professores-doutores, como Ivan Vilela e Roberto Corrêa, são os verdadeiros pesquisadores, e colecionam muitas informações raras, pelas suas atuações dentro e fora das faculdades e, sobretudo, pelo interesse e dedicação próprios às coisas da viola.

Mas praticamente todo violeiro se dispõe a repassar informações sobre este que é um instrumento com uma grande variedade de histórias interessantes, possuindo inclusive um “folclore” particular, conforme se discorre nesta pesquisa em segmentos como “Viola Folclórica”, “Viola na Religião”.

Muitas vezes de maneira informal, essas “pesquisas” vão levando a público e deixando registrado de várias maneiras (como encartes de CDs, entrevistas, blogs, sites, etc) a história desse importante instrumento.

Penso que a Pesquisa Viola Urbana é mais uma dessas ações, de muita dedicação, carinho e amor à nossa cultura brasileira. E viva a viola!


VIOLAURBANA.COM
SIGA A VIOLA URBANA
CONTATO
Home Downloads
Quem Somos Na mídia
Loja Vídeos
Pesquisa Contato
Projetos Cadeia produtiva da viola brasileira

contato@violaurbana.com

(31) 99952-1197 (horário comercial)