« »
Cultura brasileira: discos, shows, gestão de projetos, assessoria em produção fonográfica
Prêmios
Parceiros
Siga Viola Urbana também nas redes sociais:
Untitled Document
Pesquisa
Clique nas imagens para amplia-las

"Pesquisa Viola Urbana: A influência da viola na música brasileira"

(Texto: João Araújo / Ilustrações: Marcelo Bicalho).

Trabalho de preservação músico-cultural mantido desde 2004. A Pesquisa nortea e justifica o repertório dos registros fonográficos: 04 CDs (2005 / 2008 / 2015 - cantado e instrumental) e dois DVDs (2010 / 2015).

Por segmentos, procura mostrar a importância que o instrumento tem para a nossa cultura, desde o inicio da colonização até os dias atuais.

CONFIRA PELA WEB OS CONTEÚDOS PESQUISA VIOLA URBANA:

Rádio Sudeste - do amigo Denil Nogueira - diariamente às 12h15 e 18h30 - www.radiosudeste.com.br

Rádio Viola Viva - do amigo Andre Viola - de segunda a sexta, 7h00 e 14h00 - www.violaviva.com.br

RÁDIA - do amigo Luiz Fernando Mendonça Fassheber - terças e quintas - 19h00 - www.radia.radio12345.com

Amigos de várias partes do Brasil ajudam a corrigir e/ou complementar os textos:

SEJA TAMBÉM MAIS UM A COLABORAR, ENVIANDO SEU COMENTÁRIO!


Viola Consciente

Com a modernidade, os novos adeptos do instrumento trazem novas posturas com relação à música, de maneira geral. A devoção religiosa, a obrigação de se manter uma tradição familiar ou até a falta de alternativas não são mais os motivos que levam pessoas a procurar aprender o instrumento e a ter contato com a sua cultura específica.

Acredita-se que esteja havendo um movimento de conscientização da necessidade de valorização das coisas nacionais, livres das imposições comerciais, perseguições e pejorativismos de outrora. Através da redescoberta da bela sonoridade do instrumento, feito cada vez mais com apuro e qualidade e tocado cada vez mais por músicos talentosos, a viola vem conquistando de vez um espaço que sempre deveria ter sido seu – e conseguindo a adesão crescente de um público dedicado.

Filhos de fazendeiros de origem rural, que estudam em centros maiores, não mais se intimidam pela realidade de suas raízes, nem pelos costumes dos antigos – assim como toda uma nova geração de artistas que se dedicam ao aprendizado de viola.

Não existe mais nenhuma vergonha em se dedicar a um instrumento (e uma cultura) que já foi só caipira. Herdeiros da sábia esperteza dos antigos, novos defensores da velha cultura sabem o que estão fazendo, e se orgulham disso.

Que seja cada vez mais firme e divulgada essa postura, de valorização da cultura nacional. E que possa ser este o definitivo caminho para um novo Brasil. Que a consciência do significado de versos como “... se farinha fosse americana, mandioca importada, banquete de bacana era farinhada!...” possa nos levar a um futuro melhor...

E principalmente com muita viola: o mais importante instrumento para a cultura brasileira em todos os tempos!

Música deste segmento: “Nóis é jeca mais é joia”, de Juraíldes da Cruz – a ser registrada no terceiro álbum sobre a Pesquisa Viola Urbana.


VIOLAURBANA.COM
SIGA A VIOLA URBANA
CONTATO
Home Downloads
Quem Somos Na mídia
Loja Vídeos
Pesquisa Contato
Projetos Cadeia produtiva da viola brasileira

contato@violaurbana.com

(31) 99952-1197 (horário comercial)