« »
Cultura brasileira: discos, shows, gestão de projetos, assessoria em produção fonográfica
Prêmios
Parceiros
Siga Viola Urbana também nas redes sociais:
Untitled Document
Pesquisa
Clique nas imagens para amplia-las

"Pesquisa Viola Urbana: A influência da viola na música brasileira"

(Texto: João Araújo / Ilustrações: Marcelo Bicalho).

Trabalho de preservação músico-cultural mantido desde 2004. A Pesquisa nortea e justifica o repertório dos registros fonográficos: 04 CDs (2005 / 2008 / 2015 - cantado e instrumental) e dois DVDs (2010 / 2015).

Por segmentos, procura mostrar a importância que o instrumento tem para a nossa cultura, desde o inicio da colonização até os dias atuais.

CONFIRA PELA WEB OS CONTEÚDOS PESQUISA VIOLA URBANA:

Rádio Sudeste - do amigo Denil Nogueira - diariamente às 12h15 e 18h30 - www.radiosudeste.com.br

Rádio Viola Viva - do amigo Andre Viola - de segunda a sexta, 7h00 e 14h00 - www.violaviva.com.br

RÁDIA - do amigo Luiz Fernando Mendonça Fassheber - terças e quintas - 19h00 - www.radia.radio12345.com

Amigos de várias partes do Brasil ajudam a corrigir e/ou complementar os textos:

SEJA TAMBÉM MAIS UM A COLABORAR, ENVIANDO SEU COMENTÁRIO!


Viola na Escola

Como citado no segmento “Viola Clássica”, um dos acontecimentos mais marcantes para que a viola passasse a não ser mais conhecida como apenas caipira (em algumas épocas, até com preconceitos fortes) foi sua aceitação na música erudita. Um dos pioneiros nesta área foi Renato Andrade, que tocou peças eruditas na viola com grande destreza, em salas de concerto dos países mais importantes para a música mundial. Se não o primeiro, com certeza foi o que o fez com mais competência e talento, sendo indicado como o maior virtuose da viola mundial até os dias atuais.

Dentro dessa linha, a inclusão do instrumento nas cadeiras catedráticas oficiais também merece grande destaque. O primeiro curso de bacharel em viola, implantado na Universidade de São Paulo por Ivan Vilela, abriu portas para um reconhecimento definitivo da viola como instrumento tão completo quanto qualquer outro do mundo.

Segundo este outro mineiro, Ivan, várias outras universidades do Brasil estudam a inclusão da viola nos cursos de instrumentos musicais oficiais de suas grades. Isso demonstra também uma grande demanda pelo instrumento neste século, tanto nas cidades quanto em termos de conscientização para preservar e valorizar a arte pura dos violeiros dos rincões do interior. Entre as matérias da grade do curso de graduação de viola, ensina-se a história das tradições do instrumento às novas gerações, além de serem feitas várias ações no sentido de perpetuação, como registrar em partituras os clássicos da música de raiz.


VIOLAURBANA.COM
SIGA A VIOLA URBANA
CONTATO
Home Downloads
Quem Somos Na mídia
Loja Vídeos
Pesquisa Contato
Projetos Cadeia produtiva da viola brasileira

contato@violaurbana.com

(31) 99952-1197 (horário comercial)