« »
Cultura brasileira: discos, shows, gestão de projetos, assessoria em produção fonográfica
Prêmios
Parceiros
Siga Viola Urbana também nas redes sociais:
Untitled Document
Pesquisa
Clique nas imagens para amplia-las

"Pesquisa Viola Urbana: A influência da viola na música brasileira"

(Texto: João Araújo / Ilustrações: Marcelo Bicalho).

Trabalho de preservação músico-cultural mantido desde 2004. A Pesquisa nortea e justifica o repertório dos registros fonográficos: 04 CDs (2005 / 2008 / 2015 - cantado e instrumental) e dois DVDs (2010 / 2015).

Por segmentos, procura mostrar a importância que o instrumento tem para a nossa cultura, desde o inicio da colonização até os dias atuais.

CONFIRA PELA WEB OS CONTEÚDOS PESQUISA VIOLA URBANA:

Rádio Sudeste - do amigo Denil Nogueira - diariamente às 12h15 e 18h30 - www.radiosudeste.com.br

Rádio Viola Viva - do amigo Andre Viola - de segunda a sexta, 7h00 e 14h00 - www.violaviva.com.br

RÁDIA - do amigo Luiz Fernando Mendonça Fassheber - terças e quintas - 19h00 - www.radia.radio12345.com

Amigos de várias partes do Brasil ajudam a corrigir e/ou complementar os textos:

SEJA TAMBÉM MAIS UM A COLABORAR, ENVIANDO SEU COMENTÁRIO!


Viola dos "Causos"

Homenageando uma tradição da música caipira, o "causo contado" registrado no primeiro álbum sobre essa Pesquisa (“Saudação de um caipira”, de João Araújo) é como se imagina que um caipira autêntico reagiria ao tomar conhecimento da Pesquisa Viola Urbana; na verdade, é como se deseja que as pessoas do interior (e que, só por isso, já entendem muito mais de viola do que as da cidade) possam receber este trabalho, ou seja, que recebam como ele realmente o é: uma homenagem e um agradecimento prestados a uma raiz que emociona, inspira e, acima de tudo, é muito respeitada.

O texto (com os solos de viola ao fundo ilustrando as músicas do primeiro álbum, citadas de maneira lúdica durante a fala) norteou todo o trabalho de pesquisa. Foi criado bem no início, exatamente quando se rascunhava o repertório da primeira apresentação (ao organizar as músicas por afinidade foram surgindo os primeiros segmentos). A partir de então, seguiu-se toda a produção da pesquisa, dos álbuns, do DVD, do site...

Nota-se claramente, nesta faixa, a influência da obra de João Guimarães Rosa, conterrâneo e contemporâneo do velho "João Pança", avô de João Araújo - esse "menino da cidade" que, desde a infância, foi buscar inspiração nos verdadeiros pedacinhos de ouro existentes em Cordisburgo / MG: belezas naturais do cerrado, a Gruta de Maquiné, o museu-casa Guimarães Rosa, os "Miguilins" (meninos contadores de histórias), a obra toda de Rosa... Qualquer semelhança não é coincidência: é homenagem mesmo!

Em 2008, a homenagem toma forma também no belo álbum "Imaginário Roseano" (parceria entre João Araújo, o violeiro Rodrigo Delage e o maestro Geraldo Vianna), onde são registradas várias músicas que, segundo esse trio de admiradores da literatura roseana, parecem remeter ao sertão de João Guimarães Rosa. Com participações especiais de Paulo Freire, Rolando Boldrin e Téo Azevedo, essa obra musical - que homenageia o grande escritor mineiro no ano de seu centenário de nascimento - traz várias citações e sugestões de leitura aos amantes de boa música e de boa literatura. E traz, na gentilíssima colaboração de Boldrin, a “contação de um causo” logo na primeira faixa – história que nada mais é do que a transcrição direta de trechos narrados pelo personagem Riobaldo no início do livro “Grande Sertão: Veredas”, considerado a obra-prima de Guimarães Rosa.

Em 2014, a grande alegria de receber em Belo Horizonte o maior contador de "causos" do Brasil, o "SR. Brasil" em pessoa, ROLANDO BOLDRIN, na comemoração dos 10 anos de Pesquisa Viola Urbana. Rolando havia sido convidado para gravar a "Saudação de um Caipira" em 2004, o que infelizmente não aconteceu, mas 10 anos depois nos brindou a todos com um espetáculo emocionante e memorável.


VIOLAURBANA.COM
SIGA A VIOLA URBANA
CONTATO
Home Downloads
Quem Somos Na mídia
Loja Vídeos
Pesquisa Contato
Projetos Cadeia produtiva da viola brasileira

contato@violaurbana.com

(31) 99952-1197 (horário comercial)