« »
Cultura brasileira: discos, shows, gestão de projetos, assessoria em produção fonográfica
Prêmios
Parceiros
Siga Viola Urbana também nas redes sociais:
Untitled Document
Pesquisa
Clique nas imagens para amplia-las

"Pesquisa Viola Urbana: A influência da viola na música brasileira"

(Texto: João Araújo / Ilustrações: Marcelo Bicalho).

Trabalho de preservação músico-cultural mantido desde 2004. A Pesquisa nortea e justifica o repertório dos registros fonográficos: 04 CDs (2005 / 2008 / 2015 - cantado e instrumental) e dois DVDs (2010 / 2015).

Por segmentos, procura mostrar a importância que o instrumento tem para a nossa cultura, desde o inicio da colonização até os dias atuais.

CONFIRA PELA WEB OS CONTEÚDOS PESQUISA VIOLA URBANA:

Rádio Sudeste - do amigo Denil Nogueira - diariamente às 12h15 e 18h30 - www.radiosudeste.com.br

Rádio Viola Viva - do amigo Andre Viola - de segunda a sexta, 7h00 e 14h00 - www.violaviva.com.br

RÁDIA - do amigo Luiz Fernando Mendonça Fassheber - terças e quintas - 19h00 - www.radia.radio12345.com

Amigos de várias partes do Brasil ajudam a corrigir e/ou complementar os textos:

SEJA TAMBÉM MAIS UM A COLABORAR, ENVIANDO SEU COMENTÁRIO!


Viola Nova

O objetivo deste segmento é homenagear artistas contemporâneos que mantêm a viola muito viva em suas composições, pesquisas e apresentações. É uma honra ter alguns deles como colaboradores desta pesquisa, seja gravando junto e/ou por meio do apoio e do contato pela rede mundial de computadores. Como justos continuadores das obras de Tião Carreiro e tantos outros, levam a viola pelo mundo afora, dignos representantes da música autenticamente brasileira.

A lista dos violeiros "urbanos" atuais é grande, mas apenas pra registrar os que mais se dispuseram a nos dar força nessa jornada, citamos: Roberto Corrêa, Chico Lobo, Fernando Sodré, Paulo Freire, Ivan Vilela, Valdir Verona, Sidney Oliveira, Rodrigo Delage, Bilora, Amauri Falabela, Rogério Gulin, Renato Caetano entre outros.

Também na rede mundial (a grande inovação dos últimos séculos) destacamos as imperdíveis páginas dos principais colaboradores “internéticos” desta pesquisa:

"Boa Música Brasileira" (www.ricardinhoboamusica.com)

"O Violeiro" (http://violasertaneja.sites.uol.com.br)

“Luciano Queiroz, Luthier” (www.lucianoqueiroz.com)

Exemplos de canções deste segmento: "Menino da Cidade" (de João Araújo); registrada no primeiro álbum e no DVD, foi composta em 1998 e já denotava, desde aquela época, o espírito de Viola Urbana no autor: "Eu amo as coisas do mato, mas sou nascido e moro na cidade. Como fazer uma canção sobre este assunto que seja autêntica? Minha solução foi destacar o interior da maneira como é visto por vários moradores das cidades que, como eu, temos mais contato com as coisas do mato nas férias e fins de semana, em casas de avós e/ou outros parentes".

Mais exemplos de canções deste segmento: toda a obra dos artistas citados acima, e tantas mais dos que tocam e amam a viola hoje em dia no Brasil inteiro. Que possam, todos, receber este trabalho como homenagem e agradecimento!


VIOLAURBANA.COM
SIGA A VIOLA URBANA
CONTATO
Home Downloads
Quem Somos Na mídia
Loja Vídeos
Pesquisa Contato
Projetos Cadeia produtiva da viola brasileira

contato@violaurbana.com

(31) 99952-1197 (horário comercial)