« »
Cultura brasileira: discos, shows, gestão de projetos, assessoria em produção fonográfica
Prêmios
Parceiros
Siga Viola Urbana também nas redes sociais:
Untitled Document
Pesquisa
Clique nas imagens para amplia-las

"Pesquisa Viola Urbana: A influência da viola na música brasileira"

(Texto: João Araújo / Ilustrações: Marcelo Bicalho).

Trabalho de preservação músico-cultural mantido desde 2004. A Pesquisa nortea e justifica o repertório dos registros fonográficos: 04 CDs (2005 / 2008 / 2015 - cantado e instrumental) e dois DVDs (2010 / 2015).

Por segmentos, procura mostrar a importância que o instrumento tem para a nossa cultura, desde o inicio da colonização até os dias atuais.

CONFIRA PELA WEB OS CONTEÚDOS PESQUISA VIOLA URBANA:

Rádio Sudeste - do amigo Denil Nogueira - diariamente às 12h15 e 18h30 - www.radiosudeste.com.br

Rádio Viola Viva - do amigo Andre Viola - de segunda a sexta, 7h00 e 14h00 - www.violaviva.com.br

RÁDIA - do amigo Luiz Fernando Mendonça Fassheber - terças e quintas - 19h00 - www.radia.radio12345.com

Amigos de várias partes do Brasil ajudam a corrigir e/ou complementar os textos:

SEJA TAMBÉM MAIS UM A COLABORAR, ENVIANDO SEU COMENTÁRIO!


Viola Agitada

O trabalho do grupo Quinteto Violado (criado em 1971, em Recife / PE) foi fundamental na introdução de uma nova maneira de tocar viola no Brasil, e por isso mesmo é referência na pesquisada sonoridade dos registros fonográficos dessa pesquisa. Misturando elementos regionais e música erudita, a viola ganha uma forma muito diferente da conhecida até então. E é dessa forma que muitos brasileiros vieram a conhecer o som deste instrumento pela primeira vez, nos grandes centros urbanos. Neste segmento, também, uma alusão à música instrumental de viola, que é perfeitamente capaz de executar solos frenéticos, que dão vontade de dançar – o que demonstra a grande versatilidade do instrumento. Fazendo questão de evidenciar suas raízes, o Quinteto sempre homenageou ritmos e artistas nordestinos, como Dominguinhos e Luiz Gonzaga, que na leitura do Quinteto Violado veem seus baiões ganharem solos de viola onde anteriormente suas sanfonas prevaleciam. E o resultado é sensacional!

Exemplos de canções deste segmento: no primeiro álbum ("Lamento Sertanejo / Forró de Dominguinhos", de Gilberto Gil e Dominguinhos) foi juntada em forma de coletânea a "Asa Branca" (de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), num "re-arranjo" que se tornou marca dos registros musicais da Pesquisa Viola Urbana.

Homenageia-se, ao mesmo tempo agradecendo, a influência do Quinteto Violado para toda a música brasileira, aproveitando os arranjos que este sensacional grupo criou para estender a homenagem a toda região Nordeste (uma das mais ricas em novos sons de viola). Percebe-se ainda que em mais dois segmentos (Viola Doce e Viola dos Encontros) e nas faixas "Sabiá" (Luiz Gonzaga / Zé Dantas) e "A Massa" (Raimundo Sodré / Jorge Portugal), do segundo álbum, a reverência continua sendo à música oriunda dessa parte do Brasil.


VIOLAURBANA.COM
SIGA A VIOLA URBANA
CONTATO
Home Downloads
Quem Somos Na mídia
Loja Vídeos
Pesquisa Contato
Projetos Cadeia produtiva da viola brasileira

contato@violaurbana.com

(31) 99952-1197 (horário comercial)