« »
Cultura brasileira: discos, shows, gestão de projetos, assessoria em produção fonográfica
Prêmios
Parceiros
Siga Viola Urbana também nas redes sociais:
Untitled Document
Pesquisa
Clique nas imagens para amplia-las

"Pesquisa Viola Urbana: A influência da viola na música brasileira"

(Texto: João Araújo / Ilustrações: Marcelo Bicalho).

Trabalho de preservação músico-cultural mantido desde 2004. A Pesquisa nortea e justifica o repertório dos registros fonográficos: 04 CDs (2005 / 2008 / 2015 - cantado e instrumental) e dois DVDs (2010 / 2015).

Por segmentos, procura mostrar a importância que o instrumento tem para a nossa cultura, desde o inicio da colonização até os dias atuais.

CONFIRA PELA WEB OS CONTEÚDOS PESQUISA VIOLA URBANA:

Rádio Sudeste - do amigo Denil Nogueira - diariamente às 12h15 e 18h30 - www.radiosudeste.com.br

Rádio Viola Viva - do amigo Andre Viola - de segunda a sexta, 7h00 e 14h00 - www.violaviva.com.br

RÁDIA - do amigo Luiz Fernando Mendonça Fassheber - terças e quintas - 19h00 - www.radia.radio12345.com

Amigos de várias partes do Brasil ajudam a corrigir e/ou complementar os textos:

SEJA TAMBÉM MAIS UM A COLABORAR, ENVIANDO SEU COMENTÁRIO!


Viola de Domingo

Entre os principais meios que a viola sempre teve para chegar até o "povo da cidade" estão programas de televisão exibidos desde os anos 80 como "Viola, Minha Viola", de Inezita Barroso e os programas comandados por Rolando Boldrin. Transmitidos em rede nacional por grandes emissoras, vieram marcar o domingo como dia ideal para se curtir música de viola, ouvir "causos", enfim: celebrar nossa cultura!

Também por meio de vários programas de rádio, igualmente muito comuns aos domingos, quem mora nas cidades sempre pôde ter contato com a música de viola e conhecer mais de seus protagonistas, uma vez que esse tipo de música não tinha muito espaço no resto da programação semanal.

Numa tradição que não pode parar, saudamos o retorno de Boldrin à telinha, em 2005, com o ótimo "Sr. Brasil", na TV Cultura, além dos domingueiros de Saulo Laranjeira ("Arrumação", na Rede Minas) e de Chico Lobo ("Viola Brasil", na TV Horizonte). Somados a inúmeros programas de rádio, levam a todos o som das violas e das raízes da música nacional. Pois é vendo e ouvindo os artistas participantes desses programas que a influência se faz, para a "arvriola" continuar a dar frutos!

Exemplos de canções deste segmento: A faixa "Vide-Vida Marvada" (gravada no primeiro álbum João Araújo - Viola Urbana) sempre foi tema de abertura dos programas de Rolando Boldrin, desde 1981 até os dias atuais. Seu refrão "... é que a viola fala alto no meu peito, mano (humano)..." é uma síntese do sentimento de todo amante de viola!

"Amanheceu, peguei a viola" (de Renato Teixeira), gravada no segundo álbum e no DVD sobre a Pesquisa Viola Urbana passou a ser o tema de programa de Boldrin na Rede Globo de Televisão depois da saída de Boldrin, em 1983. Além delas, temos "Arrumação", de Elomar (do álbum “Na Quadrada das Águas Perdidas”, 1979) - tema do programa do mineiro Saulo Laranjeira desde 1987.


VIOLAURBANA.COM
SIGA A VIOLA URBANA
CONTATO
Home Downloads
Quem Somos Na mídia
Loja Vídeos
Pesquisa Contato
Projetos Cadeia produtiva da viola brasileira

contato@violaurbana.com

(31) 99952-1197 (horário comercial)